quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dica para lidar com o sono dos bebês

Vi essa reportagem na Folha e achei super interessante, por isso vou reproduzir aqui as dicas de Mariana Zanotto Alves, doula (de parto e pós-parto), coach life e nanny;

VEJA ABAIXO MITOS E DICAS DE MARIANA SOBRE O SONO DOS BEBÊS

MITO: Deixar o bebê acordado por mais tempo para ele dormir até mais tarde. “Isso só irrita o bebê, que produz mais hormônio da atenção para ficar acordado e fica mais difícil acalmá-lo depois.”

MITO: Achar que o bebê tem que seguir desde cedo o ritmo da família e dormir em qualquer horário e lugar.

MITO: Esperar que o bebê acorde tarde para os pais dormirem mais. “Bebês costumam acordar entre 5h e 7h. O bebê que acorda às 5h, vai acordar nesse horário mesmo que durma às 17h, 22h ou meia-noite. O bebê deve primeiro aprender a dormir a noite toda para depois ser treinado a acordar mais tarde”

Dica: Bebês que acordam às 7h devem ir dormir às 19h. “Como ele vai acordar nesse horário mesmo deitando tarde, é melhor colocá-lo para dormir mais cedo. Assim ele vai sendo treinado para ter uma noite inteira de sono.”

Dica: Se o bebê que costuma acordar às 7h atrasar o horário, o pai deve acordá-lo. “É preciso seguir a rotina dele.”

Dica: O bebê deve tirar sonecas durante o dia (cuja quantidade e duração variam de acordo com a idade).

Dica: As sonecas não devem durar mais de duas horas (contando o tempo que levou para fazê-lo dormir) e não devem ser tiradas depois das 16h. “A soneca é um treinamento para a criança dormir à noite. É um momento para descansar. Crianças que não dormem ficam cansadas.”

MITO: Sonecas diurnas devem acabar a partir do 3° ano. “As sonecas podem ser mantidas até o 7° ano.”

Então é isso.
Bons sonhos pra todas nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário